segunda-feira, 31 de maio de 2010

Crónica Altitude (25 de Maio 2010)

Houve um tempo em que as leis não eram escritas e a palavra substituía qualquer tratado assinado. Nesse mesmo tempo, a riqueza das nossas aldeias media-se em alqueires de centeio ou almudes de vinho. Dizia-se então: "Pão e vinho escolhem sempre o melhor caminho". Significava esta expressão que na eventualidade dos caminhos não estarem transitáveis era permitido aos agricultores abrirem novas vias nem que para isso fosse necessário entrar em propriedades privadas. Era um tempo em que os caminhos eram estreitos e o transporte feito em carros de boi.
Em vésperas de uma recente deslocação à Guarda, despedia-se de mim uma amiga dizendo: "Diverte-te e come bem!". E pensando bem que viagens pelos sabores são estas.
Da sopa de grão feita em panela de ferro à batata cozida da região regada com azeite do Mondego; do pão de centeio do Sabugueiro ao queijo de ovelha da Serra; dos enchidos da Castanheira ao cabrito assado com ervas do campo. Tudo acompanhado de uma salada de agriões apanhada numa qualquer presa à beira do caminho e de um tinto da Adega de Figueira. E mais uns míscaros estrugidos...e para a sobremesa um arroz doce.
Aos fundamentalistas da nutrição que porventura estejam neste momento a excomungar-me, recomendo após a refeição uma visita ao Castro do Jarmelho ou a descida do Noéme até ao Rochoso. A pé evidentemente! Que nunca fez mal a ninguém...
E como "nem só de pão vive o homem", à noite deve-se assistir a um espectáculo no TMG (que os há para todos os gostos e sempre de excelente qualidade).
"Pão, Vinho.... e Cultura! escolhem sempre o melhor caminho". E o melhor caminho é o que nos traz à Guarda.

Crónica transmitida na Rádio Altitude no dia 25 de Maio de 2010.

1 comentário: