terça-feira, 30 de março de 2010

Crónica Altitude (30 de Março 2010)

Quando no meu último apontamento reflectia sobre um novo modelo de desenvolvimento para a Guarda lembrei-me do Dr. Alberto Diniz da Fonseca, meu conterrâneo.
Foi presidente de Câmara entre 1947 e 1953. Bairrista e visionário, tinha um plano de desenvolvimento para a Guarda.
- Expandiu a cidade para os lados da Estação;
- Devolveu à Guarda a sua memória histórica;
- Promoveu o turismo;
- Levou a electricidade às aldeias do concelho;
- Defendeu a existência de uma grande região - a Beira Serra, tendo a Guarda como capital.
Ainda não lhe foi feita a homenagem devida.
Poeta, dramaturgo, jornalista (como escreveu o professor Pinharanda Gomes a respeito de um grande amigo meu "escritor não é o que se publica; é o Eu criado pela escrita, inédito ele seja").
Tem obra dispersa em jornais, revistas e sobretudo na memória dos que o conheceram. Deveria estar coligida e servir de manual de exemplo dos verdadeiros amantes da Guarda e distribuída aos visitantes que demonstrassem abertura de espírito.
"São Francisco de Assis esteve na Beira-Serra"
"Foi na Guarda que nasceu o Império Romano"
"Até o Anjo é da Guarda!"
Fruto da imaginação do Dr. Alberto estes são alguns exemplos de como a criatividade, a loucura, o gosto pode fazer muito pela auto-estima de uma cidade.
E se na Guarda do século XXI juntássemos a estes slogans ilustrações de artistas contemporâneos... Poder-se-ia imaginar melhores cartazes de promoção à cidade do que estes?

Crónica transmitida na Rádio Altitude no dia 30 de Março de 2010 e disponível aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário